Bonito de Santa Fé-Paraiba

25

Postado por Regina Ferreirinha | Curiosidades sobre cidades | 04-05-2010

[  Textos em construção ,provavelmente coloque mais alguma coisa]

Igreja de Santo Antonio-onde tudo começou

Igreja de Santo Antonio-onde tudo começou

 

        Primitivamente habitada por índios cariris. 
  
¬†¬†¬†¬†¬†¬† As terras onde est√° situado o munic√≠pio pertenciam ¬†no s√©culo XVII a Arruda C√Ęmara, que as vendeu a Manoel Jos√© e Francisco Soares.
       Iniciou-se a colonização e desenvolveu a agricultura.
¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† No final do s√©culo XIX, surgiam com frequ√™ncia bandos de cangaceiros no lugar, sendo na √©poca combatidos, especialmente pela fam√≠lia Tim√≥teo de Souza. Com o afastamento dos grupos, os moradores constru√≠ram uma capela em homenagem a Santo Ant√īnio, em torno da qual cresceu o povoado ¬†denominado de Santa F√©. Mais tarde alterado para Bonito de Santa F√©.
        Em 1889, foi realizada a primeira feira livre, que passou a contar com a participação de moradores da região.
  
    

   

Alguns dados e este mapa coletados da Wikipédia

Alguns dados e este mapa coletados da Wikipédia

  Gentílico: bonitense
 

Uma cidade pequena e acolchegante.

Uma cidade pequena e acolchegante.

         Aniversário 15 de Novembro
  Fundação 1938
¬† √Ārea¬†228,326 km¬≤
  População 10.657 hab. est. IBGE/2009 [3]
  Densidade 41,0 hab./km²
  Altitude 593 m 

 

A praça é linda.Bem cuidada.

A praça é linda.Bem cuidada.

     Clima semiárido

 

Açude construído no sítio da família.

Açude construído no sítio da família.

      Dados abaixo  fornecidos pela minha amiga Maria  Dunga,filha da terra.
Prédio da prefeitura.

Prédio da prefeitura.

    
I-Economia
Mercado municipal em 1938.

Mercado municipal em 1938.

Lá tem frigorífico muito grande .
A  criação de gado  é forte na região
Tem muita planta√ß√£o de cana de a√ß√ļcar

 

¬†¬†¬†¬† ¬†II-Festas e manifesta√ß√Ķes folcl√≥ricas.

 

 a- Festas-
Est√£o ligadas as festas juninas.Ali√°s s√£o mais intensas que Natal ou Ano Novo.
O forró é tradicional.O povo gosta muito.

 
b-Pratos típicos da região-

      A manteiga líquida é muito famosa.,pessoas vão de outros lugares para comprar.
      Temos lá uma batida de garapa,também famosa.
      Eles batem a rapadura  até ficar alvinha.O nome da peça usada nesta receita , alfinin.
       Buchada de bode  é o prato preferido do povo.

         

     
Escreví este poema colocando-me no lugar da homenageante,Maria .
Foi uma satisfação fazer um trabalho baseado quase que totalmente  em depoimentos prestados.
                                                                                                                 

                                                                  

 

Parte da cidade.

Parte da cidade.

Saudades de minha terra!
Quanto tempo !L√° nasci.
Corri pelas ruas ,ch√£o √°rido,
queimando as solas de meus pés.
Mas eu era feliz!
Tenho o sabor das cocadas
Impregnado em minha boca.
Quanta risada…
Lembro-me do colar de coquinho,
Colh√≠amos¬† ,mais um pouquinho…
lá estava, ornando nosso pescoço!
E quando chovia?
Nossa farra era tomar banho nas goteiras.
Só quem é nordestino,
povo sofrido por √°gua escassa
é que sabe valorizar líquido precioso.
Quero a minha terra voltar!
Abraçar minha gente!
Longe, nosso cora√ß√£o sente…
Sente falta, da Terra M√£e!
Bonito de Santa Fé,
Logo,logo,
aí coloco de novo meu pé!

 

regina ferreirinha05-05-2010

Comentários(25)

Todas as vezes que entro na internet,o primeiro passo,e,olhar as fotos de bonito de santa fé,sempre na esperança de ver algo novo pois é a forma que encontrei,de matar um pouco da saudade que sinto de minha terra,felismente,em dezembro, vou passar uns dias air,não vejo a hora.
um abraço para tora todos.

Não conheço a cidade.
Fiz o poema a pedido de uma amiga do orkut que nasceu no local.
Mas…confesso, queria muito conhecer esta cidade ex√≥tica,cravada no sert√£o. Os lugares simples possuem mais calor humano.
Parabéns e quando for para lá ,dê meu abraço a todos deste pequeno paraíso.
Obrigada pela visita…!

Ol√° amiga regina ,√© muito gratificante fazer um trabalho como o seu ,t√£o lindo e ser visitado e elogiado …Eu n√£o conhe√ßo a pessoa que nos visitou ,
mas gostaria muito de entrar em contato com ela …
De repente ,ela me conhece ou a minha familia ,quem sabe …abra√ßos √° todos vcs de Bonito e at√© breve …
Maria Dunga Souza !!!

Ent√£o estou feliz que de repente este site est√° se tornando ponto de encontro com o passado.Volte sempre.Se tiver mais informa√ß√Ķes sobre a cidade ,passa-me que coloco.Obrigada!!!

Boa Noie! Sou natural de Bonito de Santa f√©, por√©m, nunca voltei √† minha cidade natal. Gostaria de ter mais informa√ß√Ķes e contatos. Sou advogado no Estado do Rio de janeiro. Minha m√£e saiu da cidade com 07 ( sete) filhos em 1962. Se alguem puder me ajudar. Ficarei Grato. Gostaaria de rter informa√ß√Ķes sobre a cidade, e pretendo visita-la o mais breve. √Č um sonho de crian√ßa. Grato.

Boa noite amigo e conterranéo ,é um prezer enorme
te-lo aqui comigo neste blog, da minha querida amiga
Regina .A pedido meu ela fez este relato da nossa linda cidade onde nascemos ,querendo homengea-la em seu aniversario ,que sera no més que vem ,ela fez até uma poesia ,fiquei muito feliz pois amo Bonito ,minha familia é toda de lá ,como se diz sou paraibana original
avós e páis e nascida tambem ,a minha familia são os Dunga ,Dantas e Palitot . Meus páis eram vizinhos de sitios ,que ficava em Bartolomau ,que hoje construirão
um a√ßude ,quer dizer j√° n√£o existe mais o sitio onde meus av√≥s moravam e onde eu e mais 5 irm√£os nascemos ,mas Bonito de santa f√© √© a cidade para onde mudamos e passamos alguns anos por l√° at√© vir-mos para Minas Gerais em 1954 ,dai para c√° meus p√°is voltaram muitas vezes l√° ,hoje falecidos mas temos muitos da familia morando l√° ,tios ,tias e muitos primos ,e amigos tambem .Minha irm√£ndade moram todos em Governador Valadares ,e somente eu aqui em Mato Grosso ,mas no proximo ano estarei fazendo visita √£os meus familiares ,se Deus quiser …
Vou te passar o e-mail do primo que mora em Bonito e veja o que ele podera te ajudar ;antonioegly@hotmail.com …fale com ele ,que mora l√° e podera te passar maiores informa√ß√Ķes ,foi um prazer enorme ter tido este contato com vc o meu e-mail vc j√° tem ,qualquer d√ļvida entre em contato comigo ,at√© mais abra√ßoss ;Maria Dunga Souza …

Ol√° Amiga Regina,
Sou paraibana e sertaneja de Santa Luzia, hoje resido em Cabedelo, cidade que adotei pra morar, mas, toda a paraiba é linda, verde, tem recantos maravi,lhosos, como o Santuário da Guia na praia de Fagundes, e um local que encanta os turistas,
Obrigada por citar minha paraiba!
bjss!

Muito obrigada,Dinà.Se me permitires faço a sua cidade também.Aliás fiquei curiosa por este Santuário. da Guia .Depois das festas farei alguma coisa a respeito.Estes assuntos me desafiam.Obrigada pela sua visita.

Sou neto de Jos√© Machado de Ara√ļjo, natural de Bonito de Santa F√©, filho de Idalina Machado Vieira e Manoel Machado.A sua m√£e tinha uma irm√£ por nome Joviniana e outras.Contam que a sua m√£e tinha mais 10(dez)irm√£s.Descendiam das fam√≠lias machado, soares e vieira.A vinda do meu av√ī para o cear√° foi quando ele ainda tinha seus tr√™s(03)anos de idade.
Os irm√£os do meu av√ī eram joaquim, isa√ļ, izaac, maria do carmo e raimundo nonato.N√£o tenho not√≠cias do retorno ou visita deles √† Bonito de Santa F√©, no entanto, eu como um dos netos, tenho um sonho de visitar esta cidade de belo nome, procurar meus parentes e sentir vibrar as minhas ra√≠zes de sangue. Um abra√ßo.

Fico muito feliz que os textos sobre esta cidade estejam despertando tanto sentimento sublime entre antigos conterr√Ęneos.Atrav√©s destes, muitos tem se encontrado. Que todos realizem seus desejos, que √© o de retornar a este canto. At√© eu estou com vontade de ir a esta cidade, por tantos bem amada. Beijos e sauda√ß√Ķes e obrigada.

Olá Regina, fiquei feliz ao ver seus comentários a repeito da nossa querida cidade Bonito de Santa Fé, aqui nascie , me criei e vou morrer, será um prazer em receber a todos que desejam conhecer a nossa cidade humilde, mas hospitaleira, aqui também predomina o melhor clima da paraiba.

Obrigada pela visita. Realmente pelo que pesquisei é um lugar tranquilo e gostaria de fato ir um dia até aí.E irei com certeza.Obrigada pela visita e volte sempre.

Regina gostei da homenagem que fez sobre o nosso Bonito.

abraços

Aureni

Obrigada pela visita. Uma cidade tranquila como a de vocês merece.

Que Felicidade saber que amanhã dia 15 de Novembro é o Aniversário da minha querida Bonito,terra de meus descendentes e que tive a felicidae de passar algumas féria quando criança.E quem sou eu: Filho de Zé Luiz e de Ingrácia sobrinho de tio Linho, tio Afonso, Tio João Luiz e tia Duquinha e tantos outros que me falham a cansada memória. Quantas SAUDADES tambem do meu querido primo Dr Miltom Moraes e Ana Maria. Abraços a todos que foram omitidos na minha falha memória. ASSIS MORAES DE OLIVEIRA. Salgueiro Pe

Que a cidade de Bonito tenha um dia de glória ao lado de seus filhos.O homem que lá nasceu.Que viu sua Terra crescer e mesmo distante nunca a irá esquecer. Feliz anaiversário.

Francisco ,obrigada pela visita. Muitas felicidades.

boa tarde a todos.
venho aqui parabenizar a REGINA por esse trabalho maravilhoso. que me alegra muito em saber que pessoas como ela admiram a cultura nordestina. também sou filho de bonito de santa fé. moro em são paulo mais sempre que DEUS me dar uma oportunidade aproveito para rever as ruas da mesma. e fico muito feliz. me sinto como criança lembro de muitas coisas boas que vivi por lá as brincadeiras de cair no poço kkk e dos amigos inesquecíveis que hoje não vejo mais alguns por já não estar mais entre nós, e outros por não ter contatos. mais nunca me sai das lembranças. o coral da cidade onde vivi tempos felizes grupo de jovens que saudade. parabéns mais uma vez pelo trabalho abraço a todos da minha cidade (bonito de santa fé)

Obrigada José .Fico feliz em poder partilhar desta alegria que é mostrar um pouco de tudo neste modesto espaço.

Ol√° a todos os bonitenses e a criadora do blog. Adorei!
Bem, n√£o nasci em Bonito de Santa F√©, mas vivi na cidade dos seis aos quinzes anos, e tenho √≥timas lembran√ßas de l√°, dos amigos, do primeiro namorado, das festas, das serestas na pra√ßa, enfim… de tanta coisa boas.
Hoje moro no Rio de Janeiro e pretendo visitar a cidade assim que possível, pois tenho familiares que ainda moram lá.
Além da saudade daqueles dias, o que me motivou a escrever no blog, foi a lembrança do hino da cidade, muito bonito aliás, cantado por todos com muito orgulho, e uma brincadeira da minha irmã que saiu de Bonito para estudar fora, e embora também não tenha nascido em Bonito, quando lhe perguntavam como se chamava quem nascia em Bonito, ela respondia: Linda! Isso ficou famoso na faculdade de agronomia que ela fez.
Bem quanto ao hino, lembro de um trecho que diz:

Bonito é teu nome, vem de tua paisagem
Santa é a imagem de quem mais veneramos,
Santo Antonio padroeiro de pé,
protegendo teu povo daí vem a fé!

(…)

Quem souber o resto, por favor complete.

O pessoal de sua cidade gosta muito .. e √© uma cidade pitoresca…Obrigada pela visita.

sou neto de dona duquinha que morava ao lado do mercado sou filho de ediva casada com sinval

Obrigada pela visita…ando afastada…Mas vou retornar ao site..

Achei Bonito de Santa Fé uma cidade muito bonita, apesar de só ter visto por fotos. Do Estado da Paraíba só conheço a cidade de Cajazeiras, onde tenho alguns parentes. Tenho alguns amigos virtuais que residem na cidade de Bonito. Gostaria de perguntar a quem conhece ou mora na cidade se é uma cidade tranquila pra se morar, sem muita criminalidade?? e em questão de economia a cidade gira em torno de que? Tem faculdade ? Desde de já agradecida a quem puder me responder!!!

Gostaria de poder te ajudar, mas perdi o contacto com a pessoa que conhecia.Obrigada pela visita.

Comentar